Curso Pré-vestibular da Oficina turbina máquina de aprovação

Curso Pré-vestibular da Oficina turbina máquina de aprovação

O Colégio e Curso Oficina do Estudante conta com um novo integrante, o coordenador pedagógico do Curso Pré-vestibular, Henrique Villares. Engenheiro químico pela USP, iniciou a carreira em 1983 em cursos pré-vestibulares. Em entrevista, Villares revela a estratégia adotada pela Oficina para impulsionar as competências de cada aluno, conforme o perfil de curso almejado.

 

Como foi a sua trajetória profissional?

Atuei por 14 anos na coordenação do Curso Anglo, com sede em São José dos Campos. Em 2000, assumi a coordenação do Curso Pré-vestibular Poliedro daquela cidade. Na época, eram apenas 200 alunos. Em 2013, chegamos a mais de 1.800. Aprendi a matemática com professores com carreira de longa data, referências no estado de São Paulo, o que colaborou para que eu tivesse uma formação sólida no tema.

 

Qual sua meta ao longo do período de atuação?

Ter o maior número de aprovações na Unicamp, sobretudo, em medicina. Não desconsidero a importância de outras universidades ou graduações. Mas, eu escolhi uma meta, e devo segui-la com muito empenho. Inserir alucinadamente alunos no curso de medicina.

 

Quais são as características que definem um aluno aprovado em medicina?

O aluno com maior nível de desempenho provém de uma formação baseada em grandes professores, com foco na prioridade de assuntos, e desapego quanto à formalidade de matéria. Ou seja, se o tema não vai aparecer na prova, troque-o por outro que, de fato, seja demandado.

 

Como mudar a rotina para chegar lá?

A cada minuto, o estudante deve transpirar medicina. Atente-se as séries de exercício, planejadas e estruturadas em ordem crescente de dificuldade, para treinar em casa. Deve-se ter uma postura de vencedor, guerreiro, com total autoconfiança. Se houver conformação quanto a um período de sacrifícios, não se conquistará os graus mais elevados. Para se realizar algo, é necessário trabalhar com a premissa de gratificação, ou seja, eu tenho que ter uma noção de recompensa, capaz de me movimentar até o campo de batalha à frente e me manter em pé, rumo à vitória. É sabido que todo estímulo pede uma resposta. Cria-se um ritual, o que significa um conjunto de hábitos que me motivam o tempo todo. Eu me visualizo no consultório médico, com um paciente à espera, e traço um plano para pôr em prática aquilo que estou disposto a realizar. Ao combater crenças negativas, direciono as ações para os valores, pelos quais, estou disposto a pagar um preço, e bancá-los.

 

Em que medida a organização define os resultados?

Em média, mais de 40% dos candidatos prestam medicina. Já 60% se fixam em outros caminhos acadêmicos. Em uma analogia recorrente, eu penso que você precisa mirar a sonda espacial na lua. Mas, se em todo caso, não puder fincar uma bandeira por lá, lembre-se de que você, ao longo do percurso, já conquistou as estrelas. Logo, você gastou os cartuchos necessários para atingir um determinado repertório. Foi de um ponto ao outro conforme a sua garra.

 

Como você avalia o Sistema Etapa?

É o mais completo do mercado, porque atende às necessidades e especificidades dos vestibulares. A proposta contempla os requisitos, seja do Enem ou do Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA), entre os exemplos. Com base no conceito de espiral, você revê inúmeras vezes as matérias ao longo do ano, com uma ampliação gradativa do nível de dificuldade.

 

Como vencer os desafios?

Faça gestão do tempo. Não se concentre somente no simulado, mas, também, em todos os dias letivos ao longo do ano, como se cada um fosse um vestibular diferente. É importante saber quando pular uma questão, que está numa condição minoritária de exigência, para gerar mais empenho quanto às demais, tão solicitadas nas principais avaliações. Quando se supera a ansiedade no curso pré-vestibular, adquire-se uma condição emocional capaz de entregar bom senso em qualquer etapa da vida acadêmica. Para ilustrar o cenário, imagine que um pintor necessita de até três demãos, para concluir a extensão de uma parede que, por sinal, vai se tornar parte de uma decoração em harmonia com o lavabo da residência. Em alguns casos, o estudante médio chega no curso pré-vestibular com algumas dificuldades quanto ao ensino fundamental. Identificamos que a matemática básica é o principal ponto a ser trabalhado nessas situações, e o Sistema Etapa garante o preenchimento dessa lacuna.

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