Cursinho/Pre-vestibular e Colégio Ensino Médio Campinas | Tudo no Blog do Bixo | Oficina do Estudante
O Blog do Bixo oferece as informações mais importantes e atuais para os vestibulandos.
Mais um canal de comunicação da Oficina do Estudante – o curso pré-vestibular que mais aprova em Campinas.
Candidatos já podem consultar vagas do Sisu 2018
Daniel Abdala - 13/12/2017 às 17:45
O Ministério da Educação (MEC) liberou, nesta terça-feira (12), o acesso à consulta de vagas a serem disponibilizadas na primeira edição do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) 2018. Os candidatos podem pesquisar por curso, universidade ou município.

Acesse as vagas

As inscrições terão início no dia 29 de janeiro, até às 23h59 do dia 1º de fevereiro, através do site. Com base na nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2017, o sistema seleciona estudantes para 239.601 vagas em 130 instituições superiores estaduais e federais.

Para se candidatar, quando o sistema abrir a inscrição, é necessário acessar o site do Sisu, informar o número de inscrição e a senha do Enem 2017 e escolher, por ordem de preferência, até duas opções nas vagas ofertadas pelas instituições participantes do programa.

Durante o período de inscrição, o sistema calcula uma vez por dia a nota de corte para cada curso, com base no número de vagas disponíveis e nas notas dos candidatos inscritos. O candidato pode, durante esses dias, modificar sua opção quantas vezes quiser. É importante lembrar que o Sisu considera somente a última inscrição concluída.

Quem não tiver a senha de acesso poderá solicitá-la por meio do link “orientações para recuperação de senha”, disponível na página do Enem.

Resultados e matrículas
As notas do Enem estarão disponíveis no dia 19 de janeiro. Para concorrer, é necessário não ter tirado zero na redação. Notas de outras edições do Enem não são aceitas.

Será realizada apenas uma chamada para matrícula, no dia 2 de fevereiro. Os candidatos selecionados devem efetuar a matrícula na instituição entre os dias 5 e 7. Os que não forem selecionados para a sua primeira opção de curso poderão participar da lista de espera, entre 2 e 16 de fevereiro. Para isso, deverão acessar o seu boletim, na página do Sisu, e manifestar o interesse.

A participação na lista de espera somente poderá ser feita na primeira opção de curso. Havendo vaga disponível, a convocação dos candidatos para realização das matrículas nas chamadas seguintes será feita pela instituição. Assim, é importante que o interessado acompanhe as convocações junto à instituição na qual está participando da lista de espera.
Compartilhar no Twitter
Compartilhe e indique:
Fuvest: divulgada as notas de corte da 1ª fase
Daniel Abdala - 11/12/2017 às 15:31
A Fundação Universitária para o Vestibular (Fuvest), de São Paulo, publicou em seu site nesta sexta-feira, 8 de dezembro, o número mínimo de acertos, por carreira, para classificação na primeira fase do Vestibular 2018 da Universidade de São Paulo (USP). A lista de classificados deve ser liberada no dia 18 de dezembro.

VEJA A NOTA DE CORTE DA 1ª FASE DA FUVEST 2018

As maiores notas de corte são para os cursos de Medicina, sendo 76 para os inscritos na capital, 72 para Ribeirão Preto e 69 para Bauru. Engenharia e Audiovisual também figuram entre as maiores notas exigidas.

Aqueles que foram aprovados na primeira etapa do Vestibular 2018 da Fuvest devem participar da segunda fase entre os dias 7 e 9 de janeiro de 2018. Neste caso, o exame contará com questões discursivas e de redação.

Candidatos aos cursos de Artes Visuais e Música passaram ainda por provas de habilidades específicas no mês de outubro. No caso dos inscritos para Artes Cênicas, o THE será em janeiro.

Resultado e vagas

A divulgação da primeira chamada está prevista para 2 de fevereiro com matrículas para os dias 5 e 6 seguintes. Nesta edição, o Vestibular da Fuvest preencherá 8.402 vagas em cursos da USP ministrados nas cidades de São Paulo, Bauru, São Carlos, Lorena, Piracicaba, Pirassununga e Ribeirão Preto.

Dos mais de 137 mil estudantes inscritos para as provas, 12.556 não compareceram para as provas da primeira fase, resultando em uma abstenção de 9,1%. Esse índice é o menor registrado pela Fuvest nos últimos sete anos. Veja os detalhes da abstenção.
Compartilhar no Twitter
Compartilhe e indique:
Unicamp divulga aprovados na 1ª fase do Vestibular
Daniel Abdala - 07/12/2017 às 12:38
A Comissão Permanente para os Vestibulares da Unicamp (Comvest) está divulgou nesta quinta-feira (7) a lista dos candidatos aprovados na primeira fase do Vestibular Unicamp 2018, juntamente com os locais de prova da segunda fase.

A lista está disponível na página da Comvest (CLIQUE AQUI)
Os locais de prova são informados individualmente, no momento da consulta à lista de aprovados, através do número de inscrição ou nome do candidato. São 15.461 candidatos aprovados para a segunda fase. Este ano, 76.225 candidatos fizeram a prova da primeira fase, realizada em 19 de novembro.

São oferecidas 3.340 vagas em 70 cursos de graduação da Unicamp. A Comvest também está disponibilizando as notas de corte por curso e a tabela com a relação candidatos-vaga para a segunda fase. As notas obtidas pelos candidatos na primeira fase estarão à disposição na internet, a partir do dia 21 de dezembro de 2017.

Segunda fase

Todos os candidatos aprovados devem fazer todas as provas da segunda fase, independentemente do curso escolhido. A segunda fase será realizada em três dias consecutivos: 14, 15 e 16 de janeiro de 2018. A segunda fase é constituída de provas idênticas para todos os candidatos, com questões dissertativas. Cada uma das provas é composta de seis questões, com exceção da Redação. As provas têm a seguinte distribuição:

Prova de Redação (composta por duas propostas de textos a serem desenvolvidas pelos candidatos) e prova de Língua Portuguesa e Literaturas de Língua Portuguesa, no primeiro dia (14/1/2018);
Prova de Geografia, prova de História e prova de Matemática, no segundo dia (15/1/2018); Prova de Biologia, prova de Química e prova de Física, no terceiro dia (16/1/2018).

Cidades

A Unicamp vai aplicar as provas da segunda fase do Vestibular 2018 nas seguintes cidades: Bauru, Belo Horizonte, Brasília, Campinas, Fortaleza, Guarulhos, Jundiaí, Limeira, Mogi Guaçu, Piracicaba, Presidente Prudente, Registro, Ribeirão Preto, Santo André, Santos, São Carlos, São José do Rio Preto, São José dos Campos, São Paulo e Sorocaba.

Próximas datas

As Provas de Habilidades Específicas para os cursos de Arquitetura e Urbanismo, Artes Cênicas, Artes Visuais e Dança, serão feitas entre 23 e 26 de janeiro de 2017, em Campinas. A primeira chamada será divulgada dia 8 de fevereiro e os convocados nesta chamada deverão efetivar a matrícula não presencial (pela internet) no dia 9 de fevereiro, exclusivamente na página eletrônica da Comvest, em formulário específico.
Compartilhar no Twitter
Compartilhe e indique:
Ler em voz alta ajuda a fixar coisas na memória
Daniel Abdala - 05/12/2017 às 10:33
Por Ana Prado
Guia do Estudante


Quando temos muita coisa para estudar, nosso sonho é conseguir memorizar os pontos importantes com facilidade e sem sofrimento. Mas muitas vezes lemos, lemos e parece que já esquecemos tudo logo em seguida. E aí a ansiedade aumenta, e nossa capacidade de concentração diminui ainda mais. O que fazer?

A ciência pode dar uma ajudinha. Um estudo novo, feito por pesquisadores da Universidade de Waterloo, no Canadá, descobriu a forma mais eficiente de memorizar aquilo que lemos.

Eles contaram com 95 voluntários para testar diferentes formas de estudar um texto: lendo-o silenciosamente, ouvindo outra pessoa ler para você, ouvindo uma gravação de você mesmo lendo ou simplesmente fazendo a leitura em voz alta. E o resultado foi que ler informações em voz alta resultou na melhor memorização.

Mas por que isso acontece? Segundo os autores, é graças ao chamado “efeito de produção”: a dupla ação de falar e se ouvir ajuda a fixar as palavras na memória de longo prazo.

“Este estudo mostra que a aprendizagem e a memória se beneficiam do envolvimento ativo“, disse o professor Colin M. MacLeod, presidente do Departamento de Psicologia de Waterloo e co-autor do estudo. “Quando adicionamos uma medida ativa a uma palavra, essa palavra se torna mais distinta na memória de longo prazo e, portanto, mais memorável”.

Mas não é só falando que conseguimos memorizar melhor as coisas: o segredo está na ação, na atividade. É por isso que desenhar diagramas e esquemas para estudar é algo que ajuda tanto, por exemplo – ou escrever à mão, como os próprios autores já haviam percebido em pesquisas anteriores.
Compartilhar no Twitter
Compartilhe e indique:
Veja os vestibulares do próximo fim de semana
Daniel Abdala - 04/12/2017 às 12:11
Região Sudeste

Uerj

A Universidade do Estado do Rio de Janeiro aplica as provas da segunda fase do vestibular 2018 neste domingo (3). Consulte aqui o local de prova.

As notas serão publicadas no dia 21 de dezembro, com resultado final no dia 25 de janeiro. Veja mais informações.

FEI

O Centro Universitário FEI aplica a prova do vestibular 2018 neste sábado (2), às 8h30. Os locais de prova serão divulgados por e-mail enviado diretamente ao candidato.

A primeira chamada será divulgada no dia 7 de dezembro, com matrículas nos dias 11, 12 e 13 do mesmo mês. Veja mais informações no manual do candidato.

PUC-SP

A Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) faz a primeira fase de seu vestibular 2018 no domingo (3), às 14h. Consulte aqui seu local de prova.

A primeira chamada sai às 18h do dia 18 de dezembro, com matrículas nos dias 19 e 20. A segunda chamada sai no dia 9 de janeiro. Veja mais informações no manual do candidato.

Região Sul

Uel

A Universidade Estadual de Londrina (Uel) aplica, no domingo (3), o primeiro dia da segunda fase do vestibular 2018. As provas continuam na segunda-feira (4). O primeiro dia será composto de questões de português, inglês, literatura e uma redação. Já o segundo dia terá questões de conhecimentos específicos. As provas acontecem das 14h às 18h.

Consulte aqui o cartão de inscrição na segunda fase. O resultado estará disponível no dia 24 de janeiro. Veja mais informações no manual do candidato.

ESPM-Sul

O vestibular 2018 da Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM) – Sul, em Porto Alegre, ocorre neste sábado (2), das 9h às 14h. Os candidatos devem comparecer ao local de prova munidos de documento de identidade oficial com foto, comprovante de inscrição e caneta preta.

O resultado será divulgado no dia 5 de dezembro, a partir das 14h30, no site da instituição. Veja mais informações no edital e no manual do candidato.

PUC-RS

A Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUC-RS) realiza as provas do vestibular 2018 neste sábado (2) e domingo (3), às 15h. O local de prova pode ser consultado neste link.

O resultado será divulgado no dia 7 de dezembro, com matrículas nos dias 11 e 12. Veja mais informações no manual do candidato.

Região Centro-Oeste

UnB

A Universidade de Brasília (UnB) aplica, neste domingo (3), a primeira etapa do Programa de Avaliação Seriada (PAS), às 13h. Os gabaritos estão previstos para o dia 6 do mesmo mês.

O resultado da primeira fase deste processo seletivo sai em 21 de dezembro. Já o da segunda e da terceira serão divulgados em 21 de fevereiro e 15 de março, respectivamente. Mais informações estão disponíveis neste site, no edital ou no guia deste vestibular.

UCDB

A Universidade Católica Dom Bosco realiza no domingo (3) a prova do vestibular 2018, das 8h às 12h, para 35 cursos de graduação. O exame acontecerá no Bloco A da UCDB Tamandaré, em Campo Grande (MS).

O resultado será divulgado no dia 6 de dezembro, com matrículas do dia 6 ao dia 12. Veja mais informações no edital.

Região Norte

Ufam

A Universidade Federal do Amazonas (Ufam) aplica as provas das três etapas do Processo Seletivo Contínuo (PSC) no domingo (3), a partir das 8h10. O resultado da terceira etapa sai no dia 5 de janeiro, e das outras duas, em 30 de março.

Veja mais informações aqui.

Unitins

A Universidade Estadual do Tocantins (Unitins) realiza a prova do vestibular 2018 neste domingo (3), pela manhã e à tarde. O resultado final sai no dia 18 de dezembro, com matrículas no dia 8 de janeiro.

Consulte aqui seu local de prova e veja mais informações no edital do vestibular.
Compartilhar no Twitter
Compartilhe e indique:
Unesp divulga aprovados para 2ª fase do vestibular
Daniel Abdala - 01/12/2017 às 15:41
Universidade Estadual Paulista (Unesp) divulgou nesta sexta-feira (1º) o resultado da primeira fase do vestibular 2018. São 53.016 convocados para a segunda etapa do processo seletivo.
Os candidatos concorrem a 7.365 vagas em 173 cursos de 23 cidades.

LISTA DE CONVOCADOS - CLIQUE AQUI

As provas comuns da segunda fase serão aplicadas nos dias 17 e 18 de dezembro em 31 cidades paulistas (além das 23 onde há cursos, os exames acontecerão em Americana, Campinas, Guarulhos, Jundiaí, Piracicaba, Ribeirão Preto, Santo André e Sorocaba) e ainda em Brasília (DF), Campo Grande (MS) e Uberlândia (MG).
A prova de habilidades para os cursos de Instituto de Artes, na capital, e de Arquitetura e Urbanismo, Artes Visuais e Design, de Bauru, é aplicada entre os dias 10 e 16 de dezembro.

As cidades para as quais há oferta de carreiras neste vestibular são Araçatuba (170 vagas), Araraquara (855), Assis (405), Bauru (1.045), Botucatu (600), Dracena (80), Franca (410), Guaratinguetá (310), Ilha Solteira (310), Itapeva (80), Jaboticabal (280), Marília (475), Ourinhos (90), Presidente Prudente (640), Registro (40), Rio Claro (490), Rosana (80), São João da Boa Vista (40), São José do Rio Preto (460), São José dos Campos (120), São Paulo (185), São Vicente (80) e Tupã (120).

A Unesp destina mínimo de 50% das suas vagas por curso ao Sistema de Reserva de Vagas para Educação Básica Pública. Este índice era de 45% no último exame, quando a porcentagem de ingressantes oriundos de escolas públicas foi de 52,6%.
O total de inscritos no vestibular Unesp é de 107.753 candidatos, recorde histórico do exame.
Compartilhar no Twitter
Compartilhe e indique:
‹ « 12345»