• banner bolsa de estudo
  • banner aprovação medicina
  • banner aprovados unicamp
  • banner aprovados

Orientação Vocacional

  • Compartilhar
  • Oficina do Estudante no Facebook
  • Oficina do Estudante no Twitter
  • Imprimir Imprimir

Farmacêutico: tudo sobre a profissão

Você sabia que 20 de janeiro é comemorado o Dia do Farmacêutico aqui no Brasil? A data tem como referência a fundação da Associação Brasileira de Farmacêuticos (ABF), considerada a maior instituição da categoria no país, que aconteceu em 20 de janeiro de 1916.

Por Quero Bolsa

O que faz um Farmacêutico?

O farmacêutico é um profissional perito no uso de medicamentos e fármacos, bem como em suas consequências no organismo humano ou animal. Ele trabalha no desenvolvimento, produção, análise, manipulação e dispensação de remédios, fármacos e medicamentos.

As responsabilidades do profissional abrangem diversas áreas, incluindo farmácia comunitária, hospitais, indústria farmacêutica, pesquisa, regulação e vigilância sanitária. Entre suas principais atribuições, destacam-se:

- Orientar pacientes sobre a dosagem correta e os efeitos colaterais dos medicamentos prescritos.
- Trabalhar em conjunto com médicos e enfermeiros para garantir que os medicamentos prescritos sejam seguros, eficazes e apropriados para cada paciente.
- Produzir e controlar a qualidade dos fármacos, garantindo que os medicamentos sejam fabricados de acordo com padrões exigidos
- Atuar em laboratórios de pesquisa, buscando desenvolver novos medicamentos, analisar a eficácia de tratamentos existentes e realizar estudos clínicos.
- Garantir que os medicamentos, produtos de saúde e alimentos estejam em conformidade com os padrões de segurança e qualidade estabelecidos.
- Fornecer informações sobre saúde, prevenção de doenças, estilo de vida saudável e uso adequado de medicamentos tanto para pacientes quanto para profissionais de saúde.
- Gerenciar a operação da farmácia, garantindo que todas as regulamentações sejam seguidas, o estoque seja mantido adequadamente e os serviços sejam prestados com excelência.

A profissão foi evoluindo ao longo dos séculos, substituindo os antigos boticários, que vendiam e produziam medicamentos a partir de ativos naturais. Atualmente, o farmacêutico desenvolve remédios a partir, principalmente, de componentes sintéticos.

Como atua um Farmacêutico?

O farmacêutico trabalha com a elaboração de medicamentos e na forma como eles reagem no organismo das pessoas. Ele também atua no desenvolvimento de produtos de beleza e cosméticos, uma área em grande ascensão nos últimos anos.

O profissional encontra oportunidades em diversas áreas, ocasionando na variabilidade de ações desempenhadas. Entre as principais atividades, é possível destacar:

- Dispensação de medicamentos: Uma das funções mais conhecidas do farmacêutico é a dispensação de medicamentos em farmácias e drogarias. Eles conferem as prescrições médicas, verificam a dosagem correta e possíveis interações medicamentosas, orientam os pacientes sobre o uso adequado dos medicamentos e fornecem informações sobre efeitos colaterais e precauções.
- Aconselhamento farmacêutico: Os farmacêuticos fornecem aconselhamento personalizado aos pacientes sobre o uso correto dos medicamentos, interações medicamentosas, efeitos colaterais e medidas para melhorar a adesão ao tratamento.
- Farmácia Hospitalar: Nos hospitais, os farmacêuticos desempenham um papel crucial na gestão dos medicamentos utilizados pelos pacientes. Eles avaliam as prescrições, garantem que as doses sejam adequadas e seguras, preparam os medicamentos para administração, monitoram os pacientes quanto a reações adversas e interações medicamentosas, e trabalham em equipe com médicos e enfermeiros para otimizar os tratamentos.
- Farmacovigilância: Os farmacêuticos estão envolvidos na detecção, avaliação, compreensão e prevenção de efeitos colaterais e reações adversas aos medicamentos. Eles relatam essas informações às agências reguladoras para garantir a segurança dos pacientes.
- Pesquisa e desenvolvimento: Em ambientes de pesquisa, os farmacêuticos estão envolvidos no desenvolvimento de novos medicamentos, desde a fase inicial de testes em laboratório até os ensaios clínicos em humanos. Eles também conduzem pesquisas sobre a eficácia e segurança de tratamentos existentes.
- Regulamentação e qualidade: Em agências reguladoras de saúde, os farmacêuticos avaliam as solicitações de registro de novos medicamentos, verificam sua qualidade e eficácia, e asseguram que os produtos farmacêuticos atendam aos padrões regulatórios.
- Farmácia Clínica: Nesse papel, o farmacêutico trabalha diretamente com pacientes e outros profissionais de saúde para otimizar os resultados dos tratamentos. Eles avaliam a terapia medicamentosa, ajustam doses, identificam possíveis interações medicamentosas e fornecem recomendações aos médicos.
- Gestão de estoque: Em farmácias e hospitais, os farmacêuticos são responsáveis pelo controle de estoque de medicamentos e produtos de saúde, garantindo que haja disponibilidade adequada e que os produtos estejam armazenados corretamente.
- Educação em saúde: Os farmacêuticos desempenham um papel educativo, oferecendo palestras, workshops e materiais informativos para pacientes e comunidades sobre tópicos relacionados à saúde, medicamentos e prevenção de doenças.

Qual é a carga horária e o salário médio de um farmacêutico?

A carga horária média do farmacêutico é de 44 horas semanais. Vale ressaltar que o expediente varia de acordo com a área de atuação do profissional.

O salário médio de um farmacêutico é de R$ 3.250,01, segundo dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) de 2023, do Ministério do Trabalho. O Distrito Federal é o estado com maior salário do profissional, com uma remuneração de R$ 4.094,08.

Quais são as atribuições do farmacêutico?

O farmacêutico tem atribuições que incluem a dispensação de medicamentos, controle de qualidade, pesquisa e desenvolvimento de novos medicamentos, análises clínicas, gestão de farmácias, regulação de produtos farmacêuticos, participação em equipes de saúde, promoção da saúde pública e programas de atenção farmacêutica para melhorar a adesão ao tratamento e a segurança dos pacientes.

Onde atua um Farmacêutico?

A lista de áreas de atuação do farmacêutico é extensa. Ele pode trabalhar tanto no setor público quanto no privado e também seguir carreira militar. Confira, a seguir, os principais postos de trabalho nos setores públicos e privados.

- Setor público: hospitais, postos de saúde, institutos de pesquisa, vigilância sanitária
- Setor privado: indústrias, distribuidoras, farmácias, drogarias, laboratórios

Entre suas funções, o farmacêutico pode prestar assistência farmacêutica e assumir a responsabilidade técnica de laboratórios de análises clínicas, distribuidoras, farmácias, drogarias.

Na área de pesquisa, ele pode atuar no desenvolvimento e no controle de qualidade de hemocomponentes e hemoderivados. Também pode trabalhar com medicina natural, alternativa e terapêutica, como no uso de medicamentos homeopáticos e acupuntura. Já na área alimentar, o farmacêutico é responsável pela análise técnica, interpretação e emissão de laudos.

Além disso, o farmacêutico também atua no segmento de cosméticos. Utilizando suas habilidades e conhecimentos, desenvolve cosméticos e produtos adequados, que diminuam incidência de alergias e aumentem sua qualidade, oferecendo benefícios (para o corpo, pele, cabelos, unhas etc) além dos estéticos, segundo suas funções.

Ainda sobre a área de atuação do farmacêutico, o Conselho Federal de Farmácia e os Conselhos Regionais de Farmácia constituem o sistema CFF/CRF. Ao Conselho Federal, expedir resoluções, definindo ou modificando atribuições dos profissionais de Farmácia e propor as modificações sobre a regulamentação do exercício profissional são ações referentes ao órgão. Por outro lado, os Conselhos Regionais de Farmácia fiscalizam o exercício da profissão, registram os farmacêuticos e, consequentemente, habilitam os farmacêuticos ao exercício.

Quais são as áreas de atuação do Farmacêutico?

O farmacêutico pode atuar em diferentes áreas. As possibilidades englobam:

- Farmácia comunitária ou drogaria: Dentro de uma farmácia, o farmacêutico desempenha um papel vital. Ele orienta os pacientes sobre o uso correto dos medicamentos, fornece informações sobre efeitos colaterais e administração de vacinas. Além disso, garante a autenticidade das receitas, orienta sobre medicamentos de venda livre e mantém o estoque organizado. O farmacêutico também monitora a evolução dos tratamentos, oferece suporte a pacientes crônicos e encaminha para cuidados médicos quando necessário.
- Farmácia hospitalar: Seleção, aquisição, armazenamento e distribuição de medicamentos dentro de um ambiente hospitalar.
- Indústria farmacêutica: Desenvolvimento, produção, controle de qualidade e registro de medicamentos. O profissional pode atuar com pesquisa e desenvolvimento, garantia de qualidade, produção, assuntos regulatórios e farmacovigilância.
- Análises clínicas e laboratórios de análises: Realização de análises laboratoriais, como exames de sangue, urina e outros fluidos corporais, auxiliando no diagnóstico e monitoramento de doenças.
- Pesquisa e desenvolvimento: Trabalho em laboratórios de pesquisa para desenvolver novos medicamentos, testar sua eficácia e segurança, bem como conduzir estudos clínicos.
- Farmácia de manipulação: Preparação personalizada de medicamentos, seguindo as prescrições médicas.
- Saúde pública: Participação em programas de saúde pública, como campanhas de vacinação, prevenção e controle de doenças, gerenciamento de medicamentos e planejamento de políticas de saúde.
- Ensino e pesquisa acadêmica: Atuação como professor ou pesquisador


Você sabia que 20 de janeiro é comemorado o Dia do Farmacêutico aqui no Brasil? A data tem como referência a fundação da Associação Brasileira de Farmacêuticos (ABF), considerada a maior instituição da categoria no país, que aconteceu em 20 de janeiro de 1916.

Por Quero Bolsa

O que faz um Farmacêutico?

O farmacêutico é um profissional perito no uso de medicamentos e fármacos, bem como em suas consequências no organismo humano ou animal. Ele trabalha no desenvolvimento, produção, análise, manipulação e dispensação de remédios, fármacos e medicamentos.

As responsabilidades do profissional abrangem diversas áreas, incluindo farmácia comunitária, hospitais, indústria farmacêutica, pesquisa, regulação e vigilância sanitária. Entre suas principais atribuições, destacam-se:

- Orientar pacientes sobre a dosagem correta e os efeitos colaterais dos medicamentos prescritos.
- Trabalhar em conjunto com médicos e enfermeiros para garantir que os medicamentos prescritos sejam seguros, eficazes e apropriados para cada paciente.
- Produzir e controlar a qualidade dos fármacos, garantindo que os medicamentos sejam fabricados de acordo com padrões exigidos
- Atuar em laboratórios de pesquisa, buscando desenvolver novos medicamentos, analisar a eficácia de tratamentos existentes e realizar estudos clínicos.
- Garantir que os medicamentos, produtos de saúde e alimentos estejam em conformidade com os padrões de segurança e qualidade estabelecidos.
- Fornecer informações sobre saúde, prevenção de doenças, estilo de vida saudável e uso adequado de medicamentos tanto para pacientes quanto para profissionais de saúde.
- Gerenciar a operação da farmácia, garantindo que todas as regulamentações sejam seguidas, o estoque seja mantido adequadamente e os serviços sejam prestados com excelência.

A profissão foi evoluindo ao longo dos séculos, substituindo os antigos boticários, que vendiam e produziam medicamentos a partir de ativos naturais. Atualmente, o farmacêutico desenvolve remédios a partir, principalmente, de componentes sintéticos.

Como atua um Farmacêutico?

O farmacêutico trabalha com a elaboração de medicamentos e na forma como eles reagem no organismo das pessoas. Ele também atua no desenvolvimento de produtos de beleza e cosméticos, uma área em grande ascensão nos últimos anos.

O profissional encontra oportunidades em diversas áreas, ocasionando na variabilidade de ações desempenhadas. Entre as principais atividades, é possível destacar:

- Dispensação de medicamentos: Uma das funções mais conhecidas do farmacêutico é a dispensação de medicamentos em farmácias e drogarias. Eles conferem as prescrições médicas, verificam a dosagem correta e possíveis interações medicamentosas, orientam os pacientes sobre o uso adequado dos medicamentos e fornecem informações sobre efeitos colaterais e precauções.
- Aconselhamento farmacêutico: Os farmacêuticos fornecem aconselhamento personalizado aos pacientes sobre o uso correto dos medicamentos, interações medicamentosas, efeitos colaterais e medidas para melhorar a adesão ao tratamento.
- Farmácia Hospitalar: Nos hospitais, os farmacêuticos desempenham um papel crucial na gestão dos medicamentos utilizados pelos pacientes. Eles avaliam as prescrições, garantem que as doses sejam adequadas e seguras, preparam os medicamentos para administração, monitoram os pacientes quanto a reações adversas e interações medicamentosas, e trabalham em equipe com médicos e enfermeiros para otimizar os tratamentos.
- Farmacovigilância: Os farmacêuticos estão envolvidos na detecção, avaliação, compreensão e prevenção de efeitos colaterais e reações adversas aos medicamentos. Eles relatam essas informações às agências reguladoras para garantir a segurança dos pacientes.
- Pesquisa e desenvolvimento: Em ambientes de pesquisa, os farmacêuticos estão envolvidos no desenvolvimento de novos medicamentos, desde a fase inicial de testes em laboratório até os ensaios clínicos em humanos. Eles também conduzem pesquisas sobre a eficácia e segurança de tratamentos existentes.
- Regulamentação e qualidade: Em agências reguladoras de saúde, os farmacêuticos avaliam as solicitações de registro de novos medicamentos, verificam sua qualidade e eficácia, e asseguram que os produtos farmacêuticos atendam aos padrões regulatórios.
- Farmácia Clínica: Nesse papel, o farmacêutico trabalha diretamente com pacientes e outros profissionais de saúde para otimizar os resultados dos tratamentos. Eles avaliam a terapia medicamentosa, ajustam doses, identificam possíveis interações medicamentosas e fornecem recomendações aos médicos.
- Gestão de estoque: Em farmácias e hospitais, os farmacêuticos são responsáveis pelo controle de estoque de medicamentos e produtos de saúde, garantindo que haja disponibilidade adequada e que os produtos estejam armazenados corretamente.
- Educação em saúde: Os farmacêuticos desempenham um papel educativo, oferecendo palestras, workshops e materiais informativos para pacientes e comunidades sobre tópicos relacionados à saúde, medicamentos e prevenção de doenças.

Qual é a carga horária e o salário médio de um farmacêutico?

A carga horária média do farmacêutico é de 44 horas semanais. Vale ressaltar que o expediente varia de acordo com a área de atuação do profissional.

O salário médio de um farmacêutico é de R$ 3.250,01, segundo dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) de 2023, do Ministério do Trabalho. O Distrito Federal é o estado com maior salário do profissional, com uma remuneração de R$ 4.094,08.

Quais são as atribuições do farmacêutico?

O farmacêutico tem atribuições que incluem a dispensação de medicamentos, controle de qualidade, pesquisa e desenvolvimento de novos medicamentos, análises clínicas, gestão de farmácias, regulação de produtos farmacêuticos, participação em equipes de saúde, promoção da saúde pública e programas de atenção farmacêutica para melhorar a adesão ao tratamento e a segurança dos pacientes.

Onde atua um Farmacêutico?

A lista de áreas de atuação do farmacêutico é extensa. Ele pode trabalhar tanto no setor público quanto no privado e também seguir carreira militar. Confira, a seguir, os principais postos de trabalho nos setores públicos e privados.

- Setor público: hospitais, postos de saúde, institutos de pesquisa, vigilância sanitária
- Setor privado: indústrias, distribuidoras, farmácias, drogarias, laboratórios

Entre suas funções, o farmacêutico pode prestar assistência farmacêutica e assumir a responsabilidade técnica de laboratórios de análises clínicas, distribuidoras, farmácias, drogarias.

Na área de pesquisa, ele pode atuar no desenvolvimento e no controle de qualidade de hemocomponentes e hemoderivados. Também pode trabalhar com medicina natural, alternativa e terapêutica, como no uso de medicamentos homeopáticos e acupuntura. Já na área alimentar, o farmacêutico é responsável pela análise técnica, interpretação e emissão de laudos.

Além disso, o farmacêutico também atua no segmento de cosméticos. Utilizando suas habilidades e conhecimentos, desenvolve cosméticos e produtos adequados, que diminuam incidência de alergias e aumentem sua qualidade, oferecendo benefícios (para o corpo, pele, cabelos, unhas etc) além dos estéticos, segundo suas funções.

Ainda sobre a área de atuação do farmacêutico, o Conselho Federal de Farmácia e os Conselhos Regionais de Farmácia constituem o sistema CFF/CRF. Ao Conselho Federal, expedir resoluções, definindo ou modificando atribuições dos profissionais de Farmácia e propor as modificações sobre a regulamentação do exercício profissional são ações referentes ao órgão. Por outro lado, os Conselhos Regionais de Farmácia fiscalizam o exercício da profissão, registram os farmacêuticos e, consequentemente, habilitam os farmacêuticos ao exercício.

Quais são as áreas de atuação do Farmacêutico?

O farmacêutico pode atuar em diferentes áreas. As possibilidades englobam:

- Farmácia comunitária ou drogaria: Dentro de uma farmácia, o farmacêutico desempenha um papel vital. Ele orienta os pacientes sobre o uso correto dos medicamentos, fornece informações sobre efeitos colaterais e administração de vacinas. Além disso, garante a autenticidade das receitas, orienta sobre medicamentos de venda livre e mantém o estoque organizado. O farmacêutico também monitora a evolução dos tratamentos, oferece suporte a pacientes crônicos e encaminha para cuidados médicos quando necessário.
- Farmácia hospitalar: Seleção, aquisição, armazenamento e distribuição de medicamentos dentro de um ambiente hospitalar.
- Indústria farmacêutica: Desenvolvimento, produção, controle de qualidade e registro de medicamentos. O profissional pode atuar com pesquisa e desenvolvimento, garantia de qualidade, produção, assuntos regulatórios e farmacovigilância.
- Análises clínicas e laboratórios de análises: Realização de análises laboratoriais, como exames de sangue, urina e outros fluidos corporais, auxiliando no diagnóstico e monitoramento de doenças.
- Pesquisa e desenvolvimento: Trabalho em laboratórios de pesquisa para desenvolver novos medicamentos, testar sua eficácia e segurança, bem como conduzir estudos clínicos.
- Farmácia de manipulação: Preparação personalizada de medicamentos, seguindo as prescrições médicas.
- Saúde pública: Participação em programas de saúde pública, como campanhas de vacinação, prevenção e controle de doenças, gerenciamento de medicamentos e planejamento de políticas de saúde.
- Ensino e pesquisa acadêmica: Atuação como professor ou pesquisador