Trabalho e estudo. Como conciliar?

Como conciliar trabalho e estudo?

Trabalho e estudo. Como conciliar?

Como conciliar trabalho e estudo?

A rotina de estudos para quem trabalha é puxada.

A situação fica mais cansativa quando o estudante precisa preparar-se para vestibulares, Enem e concursos, realidade de muitos brasileiros.

Por Lorraine Vilela
Equipe Brasil Escola

Disciplina e planejamento são características que precisam estar presentes no dia a dia do vestibulando que trabalha porque ele tem que conseguir conciliar trabalho e estudo sem que uma função atrapalhe a outra.

A disciplina é fundamental para que os momentos de cansaço e falta de motivação não levem o estudante a abandonar o sonho de entrar para uma faculdade.

Iniciar os estudos já reservando um ambiente próprio para a atividade escolar ajuda, pois evita possíveis distrações nos poucos momentos disponíveis.

Importância do planejamento

Conciliar várias atividades requer planejamento para que tudo possa ser feito de maneira adequada.

É fundamental planejar o dia a dia para conseguir estudar sem prejudicar o trabalho. Sem um plano, o estudante fica mais propenso a dispersar seu foco.

Tempo

Como conciliar trabalho e estudo?Conhecer o tempo disponível é importante para planejar os estudos. Não adianta fazer vários planos sobre o que estudar se não há tempo suficiente para isso.

Estudar para o Vestibular ou Enem exige muito tempo dos alunos, mas é importante encontrar um equilíbrio entre estudo, refeições, descanso, atividades físicas e lazer.

Dividir o tempo disponível de forma adequada evita a sobrecarga emocional e física.

A divisão do tempo muda de estudante para estudante, levando em consideração os horários de cada atividade.

Como estudar

Busque os meios de estudo baseados na sua realidade. Se puder, procure um curso pré-vestibular ou pré-Enem no horário que tem disponível.

Estabeleça uma rotina: acostumar o organismo a funcionar em um mesmo período, ou seja, acordar, estudar, comer e descansar na mesma hora para que o cansaço e fome não o prejudiquem;

Como conciliar trabalho e estudo?Conheça o curso e o que ele exige: a carga horária de estudo muda conforme o curso escolhido. É importante saber qual é a dificuldade do vestibular e o tempo necessário para se preparar;

Não se esqueça da redação: treine a redação semanalmente, se possível;

Respeite o sono: durma entre sete e oito horas diárias. Não troque o dia pela noite;

Programe e faça pausas: divida os blocos de estudos e acrescente pausas curtas entre eles. Tire esse tempo para ir ao banheiro, caminhar um pouco, comer algo, descansar e alongar-se. Assim, o cérebro aprende a se esforçar e distrair-se no período certo.

Saiba dividir as matérias: dedique mais tempo aos conteúdos mais difíceis do que aos fáceis, mas não deixe nenhuma matéria sem ser estudada. Coloque as mais complicadas nos horários de maior disposição e intercale com as que são mais tranquilas de trabalhar;

Saiba a hora de relaxar: concentre os estudos e atividades mais pesadas durante a semana e tire um tempo para o descanso e lazer aos finais de semana;

Faça simulados;

Trabalho e estudo

Se você faz algum curso pré-vestibular, já há um material didático definido que auxilia no direcionamento dos estudos, assim como há a presença de orientadores e tutores para esclarecimento de dúvidas.

Provas anteriores: pegue provas de vestibulares e do Enem para conhecer a complexidade das questões;

Material on-line: dicas, vídeos, áudios, aulas;

Faça resumos do que foi lido;

Faça exercícios: praticar é muito importante para a fixação do conhecimento. Faça o máximo de exercícios que for possível;

Revise as respostas: pegue as respostas dos exercícios, corrija e tire dúvidas (com professores, outros estudantes, em videoaulas, em fóruns e grupos na internet);

Monte seu plano de estudos

O autoconhecimento é muito importante no momento do estudo.

Saber quais são os melhores métodos para estudar as matérias, quanto tempo geralmente se gasta com a resolução de exercícios, quais são os conteúdos mais fáceis e os mais difíceis e quanto tempo é preciso para descansar entre o trabalho e a aula ajuda o estudante a se preparar.

Revise seu plano de estudos: reveja o que foi anotado no seu planejamento e confira o que está dando certo e o que precisa ser mudado – matérias localizadas em horários inadequados, combinação de matérias que produz cansaço e mudanças nos horários de comida, descanso e outras atividades.

Coloque em prática essas dicas. Assim, você vai conseguir conciliar trabalho e estudo 😉

Compartilhe esse Post

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *